quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sobre malas e bolas.

Ao ler no globoesporte.com sobre a nova decisão do STJD de investigar o fenômeno - velho - conhecido como 'mala branca' no futebol brasileiro.



Fico me perguntando por que demoraram tanto para tomar uma posição quanto a isso, ou pelo menos para admitir que isso acontece. Porque já acontece há muito, mesmo que cartolas, burocratas e afins negassem ou desconversassem. O fato é que as malas brancas movimentam quantias significativas no futebol. Como aceitar uma coisa dessas?

Há os que aceitam a idéia da mala branca quando usada para jogadores ainda em prol do clube em que joga. Ou seja: é válido "incentivar" os jogadores de um time, quando para que o time desse ganhe de um adversário seu. Trocando em miúdos: um cartola do clube A, pagar para um jogador de um time B se ele ajudar na vitória desse time sobre um time C, o que ajudará o time A no campeonato, não seria nada demais.

Discordo. Discordo de qualquer mala branca. Bicho é outra história, pode ser positivo sim, se dosado e honesto. Mas mala branca não. Como é dito na matéria do globoesporte.com, é caracterizada inclusive como ilegal.

Além de ser obviamente um desrespeito para com o adversário direto daqueles que recebem o "incentivo", também é um desrespeito para com todos os clubes que disputam os campeonatos com lealdade e nem mesmo possuem dinheiro para pagar malas brancas ou bicho. Futebol deve ser resolvido dentro de campo, e apenas isso. O trabalho fora de campo, deve ser feito dentro de cada clube, e apenas isso.

Resta esperar a apuração que o STJD anunciou realizar e o fim dessa vergonha para o futebol.

Nenhum comentário: