domingo, 19 de outubro de 2008

Aos que merecem, quase o que merecem.

A final da Copa de Futsal, sediada esse ano no Brasil, foi uma maravilha de jogo no Maracananzinho. Não poderia ser diferente, estando em campo Brasil e Espanha. O Brasil dominou por muito tempo o futsal mundial, mas a Espanha veio crescendo e conquistou, inclusive, os dois últimos títulos - um deles em Barcelona. Ambas as equipes apresentam futsal da melhor qualidade, jogadores fantásticos, conjunto e entrosamento de dar inveja a qualquer seleção.

A partida foi, como se esperava, disputada a cada lance, a cada par de segundos. As duas equipes deram tudo em campo. No entanto, a seleção brasileira dominou o jogo, se é que se pode dizer que em um jogo tão equilibrado alguém tenha dominado. E mereceu a vitória, pelo futebol que hoje se mostrou mais bonito e eficiente que o da Espanha.

Durante todo o campeonato, eu destacaria jogadores como Vinicius, Lenísio, Schumacher, Thiago, Gabriel, Ciço, Wilde, Betão. Jogadores que trabalharam pelo time em todos os momentos, que deram seu melhor, e apresentaram qualidade e regularidade. Prova disso é a confiança depositada neles pelo técnico PC de Oliveira. Schumacher levou a Bola de prata, e o goleiro Thiago a Luva de ouro e a Bola de bronze. Mas na minha opinião, a premiação da Bola de bronze poderia ter ficado para Lenísio.

Na verdade, a própria Bola de ouro, deveria estar em outras mãos. Não estou aqui para desmerecer o talento de Falcão, mas a realidade é que ele vinha se mostrando ser mais um "estrela". Muito habilidoso, sem sombra de dúvidas, mas um bom jogador não se faz apenas de habilidade. Nenhum técnico gosta de trabalhar com "estrelas". A maioria deles é egoísta em campo, não muito chegados a cumprir ordens e de difícil diálogo. A experiência de ser reserva nessa Copa vai surtir efeito na carreira de Falcão. Entender que ser jogador exige comprometimento com um objetivo maior que fazer o seu gol fantástico e dar o seu drible desconcertante.
Eu deixaria o prêmio maior individual para Vinicius, o capitão da seleção. Habilidoso, com visão de jogo, rápido no ataque, na ligação e na marcação. Jogador que se movimenta, que serve os companheiros de time, que luta até o último segundo, que não desiste das jogadas, que arrisca nas horas certas. O desempenho de Vinicius - que ao contrário de Falcão foi sempre titular - durante todo o campeonato, foi exemplar. Ele sim, merecia a pelota dourada.


É importante destacar a participação dos goleiros na partida de hoje. Thiago, durante todo o jogo e o tempo extra foi fantástico - assim como no resto do campeonato. Elástico, rápido, ousado na medida certa. Só falta ter mais calma na reposição de bola(fik dik). Franklin, que entrou para pegar os pênaltis teve realmente um desempenho muito bom, que garantiu o ouro para o Brasil. Pegar penâlti não é fácil, todo mundo sabe disso. E também o goleiro Amado que é um excelente jogador; na minha opinião o maior destaque da Espanha na partida. Vale também dar créditos ao goleiro-linha que o técnico espanhol sabiamente colocou em campo, que foi fundamental para o empate da Fúria.



No mais, fica a constatação do excelente trabalho de PC na seleção e o desejo para que ele renove o contrato. E fica, é claro, o reconhecimento da ótima campanha e da merecida conquista de toda a equipe brasileira.
Equipe: PC de Oliveira(técnico), André Pedrineli(médico), Marcos Sorato(auxiliar-técnico), Melissa Voltarelli(psicóloga), Flávia Favano(nutricionista), Reinaldo Simões(supervisor), Maurício Leandro(massoterapeuta), Marcus Bianchi(preparador de goleiros), Pedro Masiero(fisioterapeuta), Airton Alves(mordomo), Guilherme Sousa(fisiologista) e Túlio(TLO).
Jogadores: Tiago, Lenísio, Vinícius, Schumacher, Ari, Wilde, Betão, Gabriel, Franklin, Rogério, Ciço, Falcão, Marquinho, Carlinhos.

3 comentários:

Laís Gomes disse...

Oii Bichara..
Gostei do seu blog viu?!
Apesar de não me ligar muito em fut...hauahauh
Aaah taí meu blog...
Add viu?!
E queria tbm te pedir um comentario no post sobre o sequestro da Eloá...
Se puder...
Beijoss!!
Vou te add lá no meu...

Eudes Benicio disse...

vi esse jogo!!!

foi o único da copa q vi "inteiro", mas devo ter visto o melhor!!

q goleiro era aquele da Espanha??!!
o cara jogou demais!! aew Tais... muito bom o post!! Opiniões contundentes e coerentes (isso dá poesia?!!! rrsrsrs)

Hanna Nolasco disse...

Esse jogo foi fenomenal. Realmente deu gosto de assistir, a disputa foi acirradíssima! O Brasil mereceu ganhar, com certeza. Claro que a habilidade da equipe espanhola é enorme, justamente por isso eles eram os bicampeões, mas o time brasileiro jogou com uma garra absurda e conseguiu a vitória. Vale ressaltar que, na minha opinião, essa garra presente no futsal é o que falta na equipe brasileira de futebol de grama.
Quanto a Falcão, concordo em gênero, número e grau. Ele é super habilidoso, isso é inegável. Mas se posicionar como a estrela sem a qual o time se apaga não dá. Justamente porque o time não se apaga. São muitos os jogadores competentes. Gosto muito de Schumacher e de Vinicius. Realmente o capitão deveria ter sido o premiado com a bola de ouro.
Enfim,já escrevi demais!
Beijo,Tai!