quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A mão de Deus no comando.

A Associação do Futebol Argentino anunciará nessa quinta-feira(30 de outubro) o nome do novo técnico da seleção. Mas o suspense foi quebrado na terça-feira, quando Maradona afirmou para a imprensa que assumirá o cargo. No site da AFA não foi identificado o escolhido, mas tudo leva a crer que Dieguito será confirmado.




A reação da população não foi tão positiva quanto se esperava. Apesar de ser um incontestável ídolo nacional, Maradona nunca foi um exemplo de atleta a ser seguido fora de campo. Há muitos assim no futebol. Brilhantes em campo, descontrolados e indisciplinados fora deste. Isso afeta a imagem que se espera de um técnico: um líder, que comanda os jogadores nas partes técnica e disciplinar. Com o histórico de Maradona, impor respeito quanto a isso pode se tornar um problema.

Alguns comparam a escolha, à de Dunga para a seleção brasileira. Acredito eu, que são situações bastante diferentes. Maradona tem na ficha, a vantagem de já ter comandado duas equipes profissionalmente: o Racing em 95 e o Mandiyu em 94. Embora não tenha obtido sucesso em nenhum dos dois casos. Dunga não tinha tido experiência nenhuma como técnico antes de assumir a seleção. Por outro lado, Dunga tem um histórico fora de campo, mais "adequado" que o do Maradona. Mas isso certamente não é o mais importante.

Maradona acompanha o futebol argentino de perto, e sempre com muito envolvimento. Como excelente jogador que foi, e pelas experiências adquiridas atuando tanto pela seleção como por clubes, ele tem intimidade com a realidade dos jogadores. Conhece as dificuldades, os benefícios, os problemas, as "marras" dos jogadores.

No site do La Nación, uma pesquisa mostra a desaprovação da população argentina.
"Deportiva 28.10.2008 12770 votos
¿cómo califica la elección de Maradona como DT del seleccionado?
Opiniones

Acertada
9.37%

Entendible
5.87%
Cuestionable
11.43%
Desacertada
72.31%
No sabe
1.02%"

No entanto, existe a chance de que Maradona não assuma o comando sozinho. Pode ter uma mãozinha para lhe ajudar, mais uma vez. A AFA parece ter uma idéia inovadora de pôr como técnico da seleção um grupo, e não uma única pessoa, como sempre aconteceu. Outros nomes ainda seriam dúvidas, mas especula-se sobre Sergio Batista, o técnico campeão com a seleção olímpica em Pequim.

Resta torcer para que o trabalho de Dieguito dê certo. Há muito que o futebol mundial clama por um maior reconhecimento da pelota argentina. Rivalidades a parte, os hermanos têm um futebol de encher os olhos. E o campeonato nacional ainda não está tão carente de ídolos e estrelas quanto o brasileiro. Tenho dito.

4 comentários:

José Bomfim disse...

Torço para o Dieguito ter sucesso no comando da Seleção Argentina, sinto isso, de verdade. Mas também sinto que Don Diego não tem nem paciência nem a fundamental vontade de elaborar jogadas ensaiadas, triangulações pelas extremas, duas linhas de defesa (como os melhores times argentinos fazem muito bem) e otras cositas más. Mas torço pelo sucesso dele, por tod alegria que me deu nos jogos do Boca, da Seleção Argentina, do Nápoli. Grande craque.
Ah! O blog está ótimo.
Parabéns.

Eudes Benicio disse...

até torço para que o futebol da argentina continue "dando certo", só não sei (mesmo!) se foi uma boa escolha. É a velha máxima: "só o tempo dirá".

Mônica Bichara disse...

Aí, Tai, que moral! Até Zé Bomfa dando palpite no seu blog. Né pra qualquer um não, viu?
Bomfim, chama o Dieguito pra salvar seu Vascão que a coisa tá feia. Pelo andar da carruagem, nos encontraremos em 2009 na segundona e cuidado que os sem-comida e sem-salário do Baêêêa podem botar os riquinhos e bem nutridos do Vascão pra correr.
Brincadeirinha, pura provocação.
Ah! O blog tá bom mesmo metida. bjs

Hanna Nolasco disse...

Bom, tenho muitas dúvidas quanto a essa indicação.. Maradona é estourado demais, não sei se vai conseguir manter a compostura enquanto técnico. Tomara! ;P